quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"A Cultura do Repente: uma vídeo-interação com os poetas populares de Campina Grande (PB)"




A Cultura do Repente - Uma Vídeo Interação com os Poetas Populares de Campina Grande
Nota de apresentação:
Este documentário de curta-metragem é fruto de uma pesquisa, a partir da qual foi produzida uma etnografia, inerente à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II, em 2009, dentre do curso de graduação em C. Sociais da UFCG, o que o autor/diretor do curta está próximo a terminar. Em seguida, a temática do Repente em Campina Grande foi retomada e desenvolvida através deste documentário, com uma bolsa de iniciação artístico-cultural (PIBIAC/UFCG, vigência 2009-2010), com orientação do Prof. Dr. Rodrigo Grünewald.
Em 2009 o realizador deste documentário já tinha produzido outro curta-metragem sobre um dos poetas da Casa do cantador de Campina Grande, o embolador de Coco “Lua Nova”, e que este filme foi selecionado para a XIV Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro, assim como no V Curtacom, em Natal (RN).
Ao mesmo tempo foi aprovado pelo MinC (Lei Rouanet, Art.18) o projeto “De repente é poesia”, sempre de autoria de Riccardo Migliore, sendo que, após de um ano sem conseguir recursos, o autor resolveu produzir o documentário de maneira completamente independente, com o resultado de um documentário de 52 minutos, “De repente é poesia (na casa do cantador)”, recém finalizado e lançado na Casa do Poeta de Campina Grande, em parceria com: Fundação Sistémica, Moinho de Cinema da Paraíba, Casa do Cantador, e selecionado no II Festival do filme etnográfico de Recife (PE, 2010).
Sinopse:
Este documentário representa um mosaico sobre a poesia popular cantada de improviso (Repente), na cidade interiorana de Campina Grande (PB). A Casa do Poeta Popular, a que abriga a Associação Nordestina dos Poetas Repentistas, é o centro no qual fomos recuperar as reflexões, as memórias, as expectativas e as polêmicas de alguns poetas...
Ficha técnica:
Formato de gravação: DV NTSC
Duração: 15 minutos
País de produção: Brasil
Ano de Produção: 2009/2010
Estado de produção: Paraíba
Cidade: Campina Grande
Empresa Produtora: Um só amor Filmes
Apoio:
- Casa do Poeta Popular de campina Grande
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/ PIBIAC (Programa Institucional de bolsa de Iniciação Artístico-Cultural, vigência 2009/2010);
- Moinho de cinema da Paraíba
- Ibrit (Instituto Brasil-Itália)
Equipe/ Realização:
Roteiro, Direção, Fotografia, Produção e Edição: Riccardo Migliore
Orientador: Prof. Dr Rodrigo Grünewald (UASA/UFCG)
Consultora de Pesquisa: Karlla Christine Araújo Souza (UERN)
Participação de poetas repentistas (principais poetas envolvidos):
Tião Lima, Santino Luís, Manoel Soares, Toinho da Mulatinha, Lua Nova, Zé Belo (...)
Participação do filme em festivais de cinema:
- Seleção oficial no Festival Cine Documenta (MG, 2010)
- FBCU (Festival Brasileiro de Cinema Universitário, RJ-SP, 2010 – Mostra paralela Cultura Popular)
- Seleção oficial na 7ª Mostra de Cinema Popular Brasileiro (RJ, 2010)
- Seleção na Mostra SESC-Curta Campina (PB, 2010)
- Seleção na Mostra Curta Tudo do Arraial Cine Fest (BA, 2010)
- Seleção na mostra oficial Alternativa no 9 Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba (RS, 2010)
- Seleção na Mostra de vídeos populares de São Carlos (SP, 2010)
- Seleção no VII Festival Imagem Movimento (AP, 2010)
* A versão de média-metragem “DeRepente é Poesia”, foi selecionada no II Festival do Filme Etnográfico do Recife (PE, 2010).
BREVE PERFIL BIO-FILMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DO REALIZADOR:

Natural de Milão, Itália, mora em Campina Grande há cinco anos. Graduando em C. Sociais pela UFCG, é diplomado em Artes pelo Liceu Artístico Estatal I de Milão, estudou cinema na Itália (roteiro no CFP de Milão, 1997-98 e produção na Scuola del Cinema 2001-2003) e Fotografia na UFCG (3 cursos semestrais entre 2005 e 2007). Participou de oficinas com profissionais de cinema de nível internacional (Renzo Rossellini, Gianni Squitieri, Bruno d’ Annunzio, Mahmoud Kadari, Luiz Carlos Lacerda, Marcélia Cartaxo, Beto Novaes, Ralf Tambke). Estagiou e trabalhou como assistente em comerciais e vídeo clipes de alto custo em Milão (Mercurio Cinematográfica e outras). Realizou diversos curtas e documentários com participação em eventos e mostras nacionais e internacionais quais: Festival Prêmio Roberto Rossellini (Itália, 2004), Orumilá Zumbi (Instituto Brasil-Itália, Milão, 2005), Zanzibar International Film Festival (Tanzania, 2007), III Cineport (PB, 2007), II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos (RJ, 2008), III Comunicurtas (PB, 2008), V Curtacom (RN, 2009), V Fest Aruanda (PB, 2009), XIV Mostra Internacional do Filme Etnográfico (RJ, 2009), Festival Cine Documenta (MG, 2010), XIII FENART – Mostra Competitiva de Cinema (PB, 2010), FBCU (Mostras informativas Cultura Popular e Casos e Casais, RJ-SP, 2010), III Mostra Interestadual de Cinema Paraibano (PB-RJ, 2010), Curta Taquary (PE, 2010), Etnodoc - Festival Etnográfico do Recife (PE, 2010), VII Mostra de Cinema Popular Brasileiro (RJ, 2010), Festival do Minuto (Tema Livre, out. 2010), Festival de cinema do Congo (PB, 2010), TIN TIN MOSTRA MUNDO (PB, 2010), II Festival de Cinema Manuel Padeiro (RS, 2010), Arraial Cine Fest (BA, 2010), V Mostra Disseminação de Vídeo e Cinema Experimental (MG, 2010), I Mostra de Vídeo Popular de São Carlos (SP, 2010), VII Festival Imagem Movimento (AP, 2010). Ministrou uma oficina de introdução à fotografia (UFCG, Festival de Inverno de Cuité, em 2008) e três oficinas de introdução ao cinema (duas na UFCG e uma em Cabaceiras, entre 2008 e 2009). Desde março de 2010 trabalha como parecerista para a SAV (Secretaria do Audiovisual) - Ministério da Cultura, para avaliação de projetos na área de produção cinematográfica.
Para maiores informações:
Contato:
E-mail: tanofb@gmail.com

Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria de adquirir o documentário, onde posso comprá-lo? Grata. Rebeca

    ResponderExcluir