segunda-feira, 23 de maio de 2011

Docs da Paraíba e de Pernambuco representam o Nordeste na 8ª CineDocumenta, em Ipatinga (MG)

Docs da Paraíba e de Pernambuco representam o Nordeste na 8ª CineDocumenta, em Ipatinga (MG)
Mostra começa nesta segunda-feira (16)

Gerais Simão Mairins – www.cartazdecinema.com.br


Começa nesta segunda-feira (16), a 8ª Cine Documenta – Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga, em Minas Gerais. Na edição deste ano, o Nordeste será representado por trabalhos da Paraíba e de Pernambuco, das cidades de Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Na quarta-feira (18), "Casa de Lirismo" (19 min.), de Thomas Freitas, abre a participação nordestina na mostra. O curta documenta o universo do poeta popular Nelson Barbosa – em João Pessoa – através de uma narrativa ficcional baseada em suas rimas e personagens e um mito do Nordeste. Em 2010, o trabalho integrou a programação do 13º Fenart (Festival Nacional de Arte da Paraíba) e do 21º Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, onde foi premiado com o troféu Luis Orlando Silva, oferecido ao curta que mais contribuiu ao desenvolvimento da linguagem e do cinema.
 
Na sexta (20), é a vez do pernambucano "Retratos" (17 min.), de Leo Tabosa e Rafael Negrão. O doc, que conta a história de seis travestis com atividades profissionais distintas, procura quebrar estereótipos e preconceitos mostrando como todos podem ter uma vida igual à de qualquer outra pessoa. Premiado como melhor documentário no Festival de Cinema Digital de Jericoacoara (CE), melhor vídeo e melhor direção no Focus-Brazil Vídeo Fest (EUA), o curta foi realizado como trabalho de conclusão de curso dos diretores, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Também no dia 20, será exibido, na sessão de longas, o paraibano "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema" (52 min.), sobre o músico José Ribeiro da Silva, mais conhecido como Mestre Duduta. Assinam a direção Riccardo Migliore & Thaíse Carvalho.

Migliore também é o diretor de "Barras e barreiras, retrato de Kelly Alves" (38 min), sobre uma transsexual que, prestes a fazer sua cirurgia de mudança de sexo, conta como enfrentou diversas adversidades ao longo da vida. O doc será exibido no dia 22, na sessão e médias-metragens.

Matéria original no site: http://www.cartazdecinema.com.br/?q=post&idpost=94 

Nenhum comentário:

Postar um comentário