domingo, 23 de setembro de 2012

Seu Benedito, cabra macho do Rojão!

É com muita alegria, disposição e honra que anuncio meu novo documentário, sobre o mestre Benedito do Rojão (na foto abaixo). 
Mestre Benedito do Rojão (Multi-instrumentista/Cantor de Forró/Coco de Roda/Rojão/Samba, entre outros estilos)

Tudo indica se tratar de mais um longa metragem (após "Aqui Vale Tudo", que se encontra em fase de finalização com 71 minutos). É justamente por pessoas ao mesmo tempo simples e geniais, como Seu Benedito (e um Duduta, ou um Lua Nova, Tião Lima, Santino Luís, Manuel Soares e os outros repentistas da Casa do poeta, Dona Creuza raizeira etc), que vale a pena viver nesta terra.

Seu Benedito é também cantador de viola
Seguem algumas imagens que tirei hoje do meu celular, entre uma filmagem e outra, no Sítio Juá de Boa Vista (PB), onde mestre Benedito nasceu e foi criado, sendo que o pai era administrador da fazenda de um dos maiores Coroneis da época. Outras fotos a gente tirou, sempre do celular, na casa da irmã dele, sempre em Boa Vista (PB). 

Seu Benedito na casa da irmã em Boa Vista

Em aproximadamente 7 horas temos conseguido gravar já 2 horas de material audiovisual, do qual ambos estamos bastante satisfeitos. Ele rencontrou amigos, a filha do Coronel que foi patrão do pai dele (também Benedito) e parentes, pois espontaneamente surgiram situações nas quais contou detalhes da vida dele, digna de um cara cujo apelido é "do Rojão"!Isso sem ficar parado num close, mas sim, falando para terceiros, de maneiras bem dinâmica. Além disso temos gravado músicas, tanto repentes, como músicas dele (Forró pé de serra, Rojão, Côco...), tanto na viola como no pandeiro. A linda luz do Cariri ajudou a consagrar uma jornada super produtiva na ótima companhia deste monstro da música nordestina. Benedito do Rojão, assim como um Duduta, te fazem entender o que significa alcançar o status de mestre, pelos detalhes, as nuances, a maneira como se deparam com suas respectivas atividades ligadas à música de boa qualidade.

 
Ao voltar para Campina, após ter deixado em casa Seu Benedito e o neto Arthur, hoje meu assistente, o filho veio agradecer por este filme que estou fazendo, dizendo que o pai tem alguns anos a mais da idade registrada pela finada mãe, que naquele dia se encontrava bêbada! E fez notar que até agora, nestes arredores, ninguém tinha homenageado o pai com um documentário. Em realidade, como já coloquei acima, estou HONRADO por estar fazendo este retrato. Quanto à falta de valorização de exímios artistas, por estas bandas, isso já se sabe, não vale nem a pena ficar aqui perdendo tempo. Tentarei algum edital, mas ao mesmo tempo, estarei auto-financiando e produzindo, como sempre, por minha conta. E como sempre, aproveito deste espaço para solicitar apoios e parcerias. Obrigado.



PS: Note-se que, com oitenta anos (segundo o filho), e setenta e cinco, segundo ele, tive que ficar bem ligado para segurar o "homi" no rojão que foi nossa excursão de hoje!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário